O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), anunciou, nesta terça-feira (02), a composição do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e disse torcer que, ao longo do biênio 2021-2022, não precise recorrer ao órgão para apreciar eventuais desvios de conduta de um dos integrantes do Legislativo Municipal.

O Conselho de Ética é responsável pela apreciação de pedidos para abertura de processos destinados a apurar a má conduta de um parlamentar. Henrique anunciou sete nomes para compor o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, ficando o PDT, com duas vagas, e outras cinco agremiações (PP, Cidadania, Podemos, PT e DEM), cada, com uma vaga. O grupo se reúne para definir os cargos que cada um membro ocupará no biênio 2021-2022.

Ao afirmar que espera não recorrer ao Conselho de Ética, Antônio Henrique manifestou a confiança de que os 43 vereadores exerçam o mandato com zelo, responsabilidade, ética e respeito aos eleitores que os levaram à Câmara Municipal. O desvio de conduta pode ser interpretado a partir de agressões verbais ou físicas e, por exemplo, envolvimento com ações ou atos ilegais e improbos.

COMPOSIÇÃO DO CONSELHO DE ÉTICA
– Luciano Girão (PP)
– Raimundo Filho (PDT)
– Ronivaldo Maia (PT)
– Enilson Sousa (Cidadania)
– Danilo Lopes (Podemos)
– Júlio Brizzi (PDT)
– Cláudia Gomes (DEM)