O namoro do PDT com o PSB na disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2024 caminha para terminar em casamento. Esse, pelo menos, é o cenário que está sendo desenhado a partir das articulações entre lideranças nacionais das duas legendas nos preparativos para as eleições municipais.

As conversas unem o Ministro da Previdência Social e presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi, e o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. O PDT quer o apoio do PSB em Fortaleza e, como contrapartida, se manterá no palanque do prefeito de Recife, João Campos.


Manter a prefeitura de Recife é a prioridade nacional dos socialistas, enquanto, nessa agenda, a prioridade do PDT é reeleger o prefeito José Sarto. O encontro de interesse das duas legendas pode uní-las nas duas capitais.


Uma reportagem do Jornal Folha de São Paulo, edição desta segunda-feira, destaca que ‘’Em acordo com Lupi, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, tem sinalizado apoio ao prefeito de Fortaleza, embora o diretório pessebista no Ceará seja ligado ao ex-governador e atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT)’.


A reportagem cita, ainda, que “Siqueira declinou a filiação do presidente da Assembleia Legislativa local, Evandro Leitão, que deixou o PDT e articulava com Camilo ingressar no PT ou no PSB para enfrentar Sarto.


‘’Em 2020, fizemos a parceria com o PDT nas capitais, até porque o PT rompeu conosco naquele ano. Hoje, eles (PT) estão com outra política. Vamos ver as prioridades de cada um’’, disse Carlos Siqueira, em declarações que dão fôlego nas articulações para a aliança do PDT com o PSB.