Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Francisco Gladyson Pontes, recebeu a “Medalha 120 Anos – Benemérito”, da Academia Cearense de Letras (ACL). A entrega ocorreu na noite dessa segunda-feira (06/02), durante a reinauguração do Palácio da Luz, sede da ACL, no Centro de Fortaleza.

O magistrado atribuiu a homenagem ao prestígio do Judiciário estadual. “Estou aqui representando o Poder Judiciário. Ser homenageado com essa comenda, eu tributo a esse cargo que é tão importante para a sociedade cearense. Receber de uma instituição que trabalha e desenvolve a cultura, com 120 anos de fundação, a academia mais antiga do Brasil, representa alegria de muito significado.”

Sobre a reinauguração do Palácio da Luz, o desembargador destacou que o local abriga a história do Ceará. “Foi sede Governo do Estado. É uma bela obra arquitetônica e, junto ao seu valor histórico, também está a relevância cultural do Estado.”

Segundo o presidente da Academia, bibliófilo José Augusto Bezerra, o TJCE é um dos parceiros da instituição. “O Judiciário tem cedido alguns membros para nossa entidade, é o primeiro grande apoio. Segundo, eles têm feito muitas exposições históricas, palestras, debates culturais, que enriquecem nosso conhecimento.”

Também ganharam a Medalha o governador do Ceará, Camilo Santana; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Zezinho Albuquerque; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda; e o comandante da 10ª Região Militar, general de Divisão Estevam Gaspar de Oliveira.

Já a “Comenda Uma Lenda do Ceará” foi destinada ao chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor), Airton Queiroz, ao empresário Beto Studart, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); ao senador Tasso Jereissati e ao empresário Ivens Dias Branco (in memoriam).

Todas as personalidades e instituições tiveram o reconhecimento pelo apoio à ACL. Diversas autoridades prestigiaram a solenidade, que contou ainda com apresentações artísticas.

Com informação da A.I