O presidente Lula participa logo mais, às 10h, de cerimônia na sede do Banco do Nordeste (BNB), em comemoração aos 18 anos de criação do Programa Agroamigo e 25 anos do Programa Crediamigo. Lula dá prosseguimento a uma sequência de visitas à região Nordeste, iniciada ontem com passagem por Teresina (PI) para o lançamento de ações do programa Brasil sem Fome, e de infraestrutura, com obras que integram o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Inicialmente, a ideia era que Lula também visitasse Iguatu, no Centro-Sul do Ceará, para conferir as obras da ferrovia Transnordestina, mas esse compromisso saiu da agenda presidencial.
Esta é a segunda visita de Lula ao Ceará neste ano, desde que assumiu a Presidência da República. A primeira ocorreu no último dia 12 de maio, em uma agenda focada na área da educação quando, em companhia do ministro da Educação, Camilo Santana, cumpriu agenda em Fortaleza e Crato, na região do Cariri.
O Programa Brasil sem Fome está organizado em três eixos: acesso à renda, redução da pobreza e promoção da cidadania; segurança alimentar e nutricional, com alimentação saudável da produção ao consumo; e mobilização para o combate à fome. O objetivo é retirar o Brasil do mapa da fome até 2030 e reduzir a extrema pobreza e a pobreza, com inclusão socioeconômica.
A escolha do Nordeste para lançar o programa não é à toa, afinal a região concentra o maior número de eleitores do presidente. Nas eleições de 2022, os nordestinos 69,34% ao então candidato. O hoje presidente ganhou em todos os estados da região. No caso do Ceará, foram quase 70% dos votos. O Piauí, também visitado por ele nesta quinta-feira (31), recebeu 76,83% dos votos.
Após cumprir agenda em Fortaleza, o presidente segue em seu giro direto para o estado do Rio Grande do Norte.