O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança, nesta sexta-feira (10), às 16 horas, em solenidade no Palácio do Planalto, a plataforma ‘Mãos a Obra’ com o objetivo de colher informações dos Estados e Municípios sobre obras começaram a ser construídas com recursos do Governo Federal e se encontram paradas.

Os gestores estaduais e municipais terão até o dia 10 de abril para enviar à plataforma os dados sobre a situação das obras e quais devem ser retomadas com prioridade. O Governo Federal quer que a prioridade seja dada a obras nas áreas da Saúde, Educação, Esporte, Cultura e do Programa Minha Casa, Minha Vida.

DESPERDÍCIO DE DINHEIRO

A retomada de obras vai abrir postos de trabalho em muitos municípios e proporcionar, também, melhoria das condições de vida com novas escolas, creches e postos de saúde funcionando. A iniciativa pode evitar, ainda, o desperdício de dinheiro público com as obras que se encontram paradas.

A plataforma ‘Mãos a Obra’ antecede ao lançamento do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que terá,também, grandes obras de infraestrutura ferroviária e rodoviária. Nesse calendário, devem entrar as obras de duplicação da BR 116, no trecho Pacajus-Boqueirão do Cesário (Beberibe) e da BR 304, entre Aracati e à divisa do Ceará com o Estado do Rio de Grande do Norte.

MERENDA ESCOLAR


Durante a solenidade em Brasília, o presidente Lula, ao lado do Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciam medidas para fortalecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os dados do Ministério da Educação apontam que, atualmente, os recursos do Pnae variam entre R$ 0,32 por dia, para alunos da rede de educação de jovens e adultos; e R$ 2 por dia, para escolas de ensino médio integral. O reajuste deve ser 39% sobre os valores que estão defasados há seis anos.

JORNAL ALERTA GERAL


O Bate Papo Político, com a participação do jornalista Beto Almeida, no Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, com transmissão por mais de 20 emissoras de rádio do Interior do Estado, e pelas redes sociais do cearaagora, destaca o lançamento da plataforma ‘Mãos a Obra’ e anúncio do reajuste dos recursos da merenda escolar.