O Governo Federal abre, com os 27 governadores e os secretários de segurança pública dos estados e do Distrito Federal, os debates sobre medidas conjuntas para enfrentamento da criminalidade.
O presidente Lula apresenta, nesta quinta-feira (31), às 15 horas, durante encontro com os governadores, o texto de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) com normas e regras sobre as ações que devem ser implantadas pela União para o combate à violência.
O governador Elmano de Freitas definiu o conjunto de ações, em entrevista ao Jornal Alerta Geral, como Pacto Nacional de enfrentamento à criminalidade. O repórter Carlos Alberto destaca, na edição dessa quinta-feira (31), do Jornal Alerta Geral, os desdobramentos que essa reunião terá.
O texto da PEC está na Casa Civil da Presidência da República e foi elaborado após debates e análises entre técnicos e especialistas da área da segurança pública do Governo Federal.
A proposta, após apresentada pelo presidente Lula, será apreciada pelos governadores e secretários estaduais de segurança que irão aprofundar discussões sobre possíveis sugestões para aperfeiçoamento do texto a ser apreciado pela Câmara Federal e pelo Senado.