A tradição, que marca o mês de muita animação em várias cidades nordestinas, ganha agora um novo incentivo: as quadrilhas juninas passam a ser reconhecidas como manifestação da cultura nacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.900, que garante esse reconhecimento e o novo título aos festejos juninos. O assunto ganhou destaque com o com o correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Alberto.
A proposta que deu origem à lei (PL 1.227/2023) foi aprovada pelo Senado em 21 de maio, antes de seguir para a sanção presidencial. A Lei 14.555, de 2023, reconhecia as festas juninas como manifestação da cultura nacional, mas não incluía as quadrilhas.
A nova lei altera o conceito, incorporando especificamente as quadrilhas, que têm origem em danças de salão europeias e se popularizaram no Brasil, integrando elementos das culturas locais e da diversidade regional.
Autor do projeto, o deputado Ruy Carneiro (Podemos-PB) ressalta que a dança surgiu no Brasil ainda no século 19, com influência da Coroa Portuguesa e, desde então, foi sendo modificada até adquirir um novo significado nos meios rurais, sendo um festejo para agradecer pela colheita e homenagear figuras religiosas, como São João, São Pedro e Santo Antônio. O deputado ressalta que, no Brasil, apenas o Carnaval é uma festa mais popular.