Baleia Rossi, Presidente Nacional do MDB

As cobranças para o Congresso Nacional mostrar aos brasileiros quais deputados e senadores pediram dinheiro ao Governo Federal por meio de emendas parlamentares e como as verbas foram aplicadas ecoaram, neste domingo, no comando nacional do MDB. O presidente do partido, deputado Baleia Rossi (SP), disse não ser contra às emendas parlamentares, mas cobrou transparência e afirmou que não pode haver transferência de recursos por debaixo dos panos.

‘’Eu não sou contra emendas parlamentares, eu sei que os deputados trabalham muito para retornar à sua base eleitoral com apoio para saúde, obras de infraestrutura, equipamentos públicos. Isso é absolutamente legítimo, mas não pode ser por baixo do pano. Não pode ser privilegiando os amigos do rei e para geral, nada’’, disse Baleia Rossi, ao atribuir sua derrota na disputa pela Presidência da Câmara, contra o atual presidente Artur Lira, por conta da liberação de emendas às vésperas do pleito.

Segundo Baleia Rossi, o importante nesse momento é a transparência para os brasileiros saberem como atuam os seus representantes do Legislativo. ‘’Tivemos uma disputa contra o governo federal. Sabemos a maneira com que o governo atua, e, agora, o mais importante é a gente defender a transparência nas relações do Legislativo com o Executivo’’, observou em declarações publicadas pelo Jornal O Globo.

 O presidente nacional do MDB disse, também, que não se opõe que os seus colegas deputados e senadores de partido divulguem quanto, em emendas ao orçamento secreto, conseguiram liberar. ‘’Por que esconder o que aconteceu nesses últimos tempos?’’, questiona Baleia Rossi, que acrescenta: ‘’Tem que ter transparência’’.

Para o presidente do MDB, a divulgação das informações sobre autoria e valores das emendas é ‘’É uma questão de falar com os líderes. Eu não tenho conhecimento. Eu fui líder, sempre busquei representar a minha bancada, sempre busquei o apoio necessário para que os parlamentares possam atuar na sua base. Por que esconder o que aconteceu nesses últimos tempos? Tem que ter transparência’’, defendeu.

Segundo, ainda, Baleia Rossi, ‘’o parlamentar que conseguiu recursos legitimamente representando sua base não tem o que esconder. Por que ter medo de apresentar essa planilha, esses dados para a população? Isso é uma cobrança que se faz necessária’’.