As pressões e a disputa por espaços na Esplanada dos Ministérios antecedem à definição, pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, do nome que irá ocupar a pasta da Educação. A briga é grande e gera expectativas entre lideranças políticas do Ceará. O nome da Governadora Izolda Cela, cotado para o Ministério da Educação, sofre restrição no PT. Izolda está sem partido e, para alguns petistas, ela teria ligação com a Fundação Lemann – entidade privada que cuida de projetos na área do ensino publico.


A queimação cresce e, como tentativa para diminuir os conflitos, o presidente Lula teria convidado o senador eleito Camilo Santana para o Ministério da Educação. Tudo está no campo da especulação: Lula nada falou publicamente, nem Camilo.


Os bastidores políticos sobre o nome para o comando da Educação estão na conversa entre os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida no Jornal Alerta Geral. Gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, o Alerta Geral é transmitido, também, por mais de 20 emissoras de rádio no Interior e pelas redes sociais do @cearaagora.