Após quase 7 anos de exercício do mandato, o senador Tasso Jereissati se afasta, a partir desta sexta-feira, das atividades parlamentares. Tasso decidiu se licenciar por 120 dias do Senado para acompanhar o governador do Rio Grande do Sul,  Eduardo Leite, na disputa pelas prévias do PSDB que escolherá, no dia 21 de novembro,  o candidato do partido à Presidência da República. Leite tem como principal adversário o governador de São Paulo, João Doria.

A disputa é acirrada. O ex-prefeito de Manaus, Artur Virgílio, também, é candidato às prévias, mas sem representar ameaça. Com o pedido de licença de Tasso, o primeiro suplente Chiquinho Feitosa assume o mandato. A  posse está marcada para a próxima quarta-feira. A agenda de viagens de Tasso com Eduardo Leite começa hoje, com visitas a Teresina, capital do Piauí, e a São Luis, no Maranhão. Amanhã, sábado, Tasso e Eduardo Leite irão a Belém em busca dos votos dos convencionais do PSDB do Pará.

O senador Tasso Jereissati decidiu apostar na candidatura do governador do Rio Grande do Sul por tê-lo como um bom exemplo de renovação na política, que apresenta um perfil de diálogo e que se enquadra bem no cenário que está sendo construído para uma terceira via à presidência da República.

Acompanhe, em áudio, a repórter Gizelle Andrade, no Jornal Alerta Geral, com as informações sobre o pedido de licença do senador Tasso Jereissati.