As notícias e especulações sobre uma possível desistência do senador Tasso Jereissati de disputar as prévias do PSDB que irão indicar o candidato do partido à Presidência da República levaram os tucanos a alimentarem expectativas sobre o fortalecimento da pré-candidatura do Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.


Tasso se reuniu nesta semana em Brasília com Eduardo Leite e contribuiu para alimentar ainda mais as notícias de que estará fora das prévias marcadas para o dia 21 de novembro. O senador cearense contestou, na terça-feira, a informação do Governador de São Paulo, João Doria, de que teria renunciado à pré-candidatura.


Em nota, Tasso afirmou que não conversou com ninguém sobre esse assunto e, portanto, não havia desistido da consulta interna no PSDB. Doria se desculpou pela gafe, enquanto Tasso disse que continuava com o seu nome à disposição do partido.


O cenário no ninho tucano passou, porém, a ser marcado pela incerteza sobre o destino das quatro pré-candidaturas – além de Tasso, Doria e Eduardo, está, nessa condição, o ex-prefeito de Manaus, Artur Virgílio. A primeira notícia sobre uma possível saída do tucano cearense das prévias do PSDB foi dada, na última segunda-feira, pelo jornalista Augusto Nunes, no Portal R7. A decisão teria sido tomada após exames médicos.

ENCONTRO COM GAÚCHO

O encontro do senador Tasso Jereissati com o Governador do Rio Grande do Sul sinalizou, porém, para abertura de um canal que pode representar a união de ambos na disputa interna do PSDB. A agenda de Tasso e Eduardo tem, para setembro, uma visita do governador do Rio Grande do Sul ao Ceará.

A expectativa é de que, nessa visita, Tasso oficialize a renúncia e passe a apoiar a pré-candidatura de Eduardo Leite, um nome novo, com perfil de moderação e equilíbrio que pode abrir caminho para a chamada terceira via na corrida ao Palácio do Planalto.


Em uma declaração ao Jornal O Globo, o governador Eduardo Leite expôs afinidades com o senador cearense: ‘’Eu e Tasso temos profunda sintonia de propósito para 2022: nossa meta é tirar o Brasil da tragédia do governo atual e evitar volta ao passado que não foi bom. De minha parte, estaremos juntos já nas prévias’’, disse Eduardo, que, com um discurso ponderado, desperta atenção dentro e fora do PSDB.

O governador do Rio Grande do Sul retribuiu, por meio de nota, a deferência que tem recebido do senador Tasso! Eduardo Leite afirmou que respeita a pré-candidatura de Tasso e que os dois não irão se enfrentar nas prévias. Para muitos, Tasso o apoiará.

+VEJA ABAIXO A NOTA DE EDUARDO LEITE: