O rompimento no canal do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, ocorrido nesse sábado (11), em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, não vai afetar o prazo de chegada das águas ao Ceará, previsto para setembro, segundo o Ministério da Integração Nacional.
O canal fica entre os municípios de Terra Nova e Salgueiro. Segundo o Ministério da Integração, há evidências preliminares de que o rompimento tenha sido um ato criminoso, e que os envolvidos queriam desviar o curso d’água daquele ponto para encher um reservatório nas imediações.
Em nota, o Ministério afirma que ação semelhante ocorreu em junho do ano passado, em trecho no município de Cabrobó (PE). Equipes de reparação da estrutura estão trabalhando 24 horas no local desde o ocorrido.
Ainda segundo o órgão, o dano causado ao trecho foi maior do que o inicialmente previsto, e a restauração do canal deverá ser concluída até o fim desta semana. Um boletim de ocorrência sobre o caso foi registrado.
O prazo de chegada das águas ao Ceará foi anunciado no início de agosto, em Salgueiro, durante entrega da terceira e última estação de bombeamento do Eixo Norte (EBI-3). Em setembro, as águas devem chegar ao túnel Milagres, em Penaforte, no Ceará.
Em maio deste ano, o ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, havia falado em reunião com representantes do Ministério Público do estado da Paraíba, que o Ceará receberia água da transposição do Rio São Francisco ainda em agosto.
Com informação do G1