A Polícia Rodoviária Federal divulgou, nessa terça-feira, o balanço da Operação Proclamação da República 2021. O reforço operacional que teve início à 0h de sexta-feira (12) gerou resultados positivos quando comparado à última operação do mesmo feriado, que ocorreu em 2019: os números de acidentes, feridos e mortos apresentou diminuição. Em 2020 não houve a edição da operação pois o feriado ocorreu no final de semana.
Acidentes
Durante os quatro dias da Operação a PRF registrou 18 acidentes, o número é 10% menor que o registrado entre 14 e 17 de novembro de 2019, período similar ao deste ano, quando foram registrados 20 acidentes. Este ano, 17 pessoas ficaram feridas e duas pessoas morreram, enquanto em 2019 foram 19 feridos e três mortos, reduções de 11% e 33% respectivamente.
Fiscalização intensa
Neste ano, foram realizados diversos comandos de fiscalização de trânsito e de combate ao crime nos quais foi feita a fiscalização de 2.333 veículos e 2.722 pessoas, que resultaram em 1.718 autos de infração. Dentre as condutas mais perigosas fiscalizadas, foram registradas 251 autuações por ultrapassagens proibidas e 22 por uso de bebida alcóolica na condução, além de 42 pessoas sem cinto de segurança em carros e 98 pessoas sem capacete em motocicletas.
Alcoolemia
Foram realizados 384 testes de alcoolemia, 22 dos quais confirmaram resultado positivo. Uma pessoaa foi presa por embriaguez ao volante, quando o resultado do teste é superior a 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões.
Alerta
A PRF reforça as orientações aos condutores, passageiros e todos os usuários das rodovias federais: atitudes responsáveis são essenciais para termos um trânsito seguro e para chegarmos tranquilos aos nossos destinos. Dirigir seu veículo dentro dos limites da legislação é a principal maneira que o condutor tem para garantir sua segurança e dos outros ao seu redor. Se cada um fizer sua parte, com certeza chegaremos mais longe.