A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou nesse domingo (16), a Operação Motorromaria, em virtude da tradicional romaria realizada por motociclistas devotos de São Francisco, que fazem o percurso de 120 km de Fortaleza a Canindé.
Com o objetivo  de proporcionar maior segurança, coibir condutas inadequadas que  geram riscos de acidentes, e garantir a incolumidade dos usuários em trânsito por ocasião do evento, a PRF intensificou suas ações aumentando o quantitativo de policiais em motocicletas e viaturas de quatro  rodas ao longo da BR-020.
Com fiscalização estática e dinâmica realizada pelas equipes nos postos fixos e viaturas, respectivamente, a PRF não deu trégua, combatendo várias infrações de trânsito,  principalmente a embriaguez ao volante e retirando de circulação motociclistas que insistiram em beber e conduzir o veículo, com objetivo de proporcionar um deslocamento seguro.
Muitos flagrantes de desrespeito às normas de trânsito foram registrados.
Nos 296 testes de etilômetro realizados, 12 motociclistas foram autuados e 02 presos, por conduzir veículo sob o efeito de álcool.
Foram lavrados 183 autos de infrações, principalmente por conduzir veículo sem possuir CNH ou permissão para dirigir, não licenciados e falta ou deficiência de equipamento obrigatório. 70 motocicletas foram retiradas de circulação e recolhidas ao pátio para regularização.
Foram realizadas duas prisões por embriaguez, uma por desobediência e 01 por uso de documento falso. Todos os presos foram conduzidos à Delegacia Regional de Polícia Civil de Canindé.
Prisões 
Em Canindé, no km 310 da BR 020, às 13h45, de 16/9/2018, foi detido um homem de 47 anos, por portar CNH com suspeição de inautenticidade. O condutor apresentou a CNH registro  vinculada ao seu CPF. Entretanto, em consulta aos sistemas pertinentes pela base CPF, esta não acusou habilitação ou qualquer outro registro na base RENACH. Ocorrência encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Canindé
Em Canindé no km 310, da BR-020, às 14h, foi detido um homem de 37 anos, condutor da Honda/CG 125 Fan,  por crime de desobediência. Ocorrência encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Canindé.
Em Canindé/CE, no Km 310 da BR 020, às 16h45 de 16/09/2018, foi detido um homem de 51 anos, condutor da motocicleta HONDA/CG 125 TITAN KS, por dirigir sob influência de álcool (medição: 0.57 mg/L). Ocorrência encaminhada  à Delegacia de Polícia Civil de Canindé.
Em Canindé/CE, no Km 310 da BR 020, às 17h20 de 16/9/2018, foi detido um homem de 37 anos, condutor da motocicleta Honda/NXR150 Bros Es, por dirigir sob a influência de álcool (medição: 1,15 mg/l). Ocorrência encaminhada  à Delegacia de Polícia Civil de Canindé.
*Polícia Rodoviária Federal no Ceará – Núcleo de Comunicação Social