Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A primavera chega, nesta terça-feira, ao Hemisfério Sul. Conhecida pelo florescer das árvores, a chegada da nova estação não tem tantas mudanças no Ceará, mas ainda assim apresenta algumas características próprias. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, o equinócio da primavera ocorre devido a inclinação no eixo da Terra. Neste período, a duração do dia e da noite são quase iguais.

No Ceará, as quatro estações do ano não são bem definidas, mas a partir de hoje, devido a nova estação, será perceptível ver árvores florindo. Nesta época, principalmente pela por falta das coberturas de nuvens, as tardes tendem a apresentar temperaturas máximas ligeiramente maiores, chegando a 35 graus ou mais. Porém, a temporada dos ventos continua, amenizando a sensação de calor.

Já o mês de outubro é tipicamente seco, o que reforça as características da primavera no estado. Considerando o histórico, Sobral, no Litoral Norte, é o município com a maior temperatura máxima média. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a normal climatológica é de 36,6°C. Logo atrás vem Crateús, com 36°C, e Morada Nova com 35,9°C.