A primeira-dama do Estado, Onélia Santana, recebeu, na noite dessa terça-feira, na Câmara Municipal, o Título de Cidadã de Fortaleza. A comenda foi concedida por iniciativa do vereador Léo Couto (PSB). Natural da cidade de Juazeiro do Norte, Onélia Santana tem trabalhado nas ações em prol das crianças cearenses, com destaque para o Programa Mais Infância.


A solenidade, sob o comando do presidente da Câmara, Antônio Henrique, contou com a participação do Governador Camilo Sobreira Santana, da Vice-governadora, Izolda Cela, do Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão; da Presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e do Prefeito José Sarto, além de vereadores e secretários das administração estadual e municipal.

Ao agradecer a comenda e falar sobre a sua trajetória de vida, Onélia Santana deu ênfase à acolhida da capital cearense, afirmou que Fortaleza foi a cidade que a acolheu e a proporcionou muitas alegrias. ‘Me sinto lisonjeada em receber esse título. Aqui, nasceu minha filha Luíza e, em breve, também, vai acolher José, nosso terceiro filho”, disse Onélia, sem esconder a emoção pela homenagem.


Onélia destacou as diversas ações realizadas pelo Governo do Estado, tendo como principal foco uma das suas iniciativas, o Programa Mais Infância. Segundo ela, a neurociência diz que as experiências da infância vão influenciar toda a vida de uma pessoa. “Baseado nisso, o Governo do Estado criou há seis anos, o programa Mais Infância, que tem um olhar voltado para a chamada primeira infância’’, observou.


De acordo, ainda, com Onélia Santana, o Programa Mais Infância, hoje consolidado, em seus quatro eixos – Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Aprender e Tempo de Brincar, estabelecem as fases sustentáveis para o desenvolvimento das crianças. ‘’Para nossa alegria, esse programa tornou-se politica pública com o apoio dos deputados estaduais e do nosso Governador”, disse a Primeira- Dama do Estado.


Em outro trecho do pronunciamento, Onélio relatou que o Tempo de Nascer atende à reestruturação alinhada de cuidado materno-infantil, visando a redução da morbimortalidade materna e perinatal, possibilitando a realização de exames preconizados no protocolo de pré-natal de Alto Risco e vincula as gestantes estratificadas de alto risco às Policlínicas e Maternidades de Referência para Alto Risco. Ele citou, também, o Programa Mais Nutrição, com distribuição de mais de 1.800 toneladas de alimentos “in natura”, polpas e mix de preparo de alimentos.

(*) Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal