Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A 13 dias do segundo turno da eleição à Presidência da República, uma pesquisa do Instituto FSB, contratada pelo BTG Pactual, realizada no sábado e domingo e divulgada nesta segunda-feira, 15, mostra o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, com 51% das intenções de voto, e Fernando Haddad, do PT, com 36%.

Quanto aos votos válidos, quando são excluídos brancos e nulos, Bolsonaro tem 59% da intenção de votos, e Haddad, 41%. Os números do levantamento mostram ainda que 94% dos eleitores que votam em Bolsonaro não mudam a decisão, enquanto, para Fernando Haddad, esse percentual é de 89%.

O candidato do PSL é citado por 49% na pesquisa espontânea e Haddad por 30% dos entrevistados. Nesse cenário, 4% dos eleitores admitem votar em branco ou anular o voto, 6% não citaram nenhum dos nomes e 10% não souberam ou não quiseram responder.

Homens e Mulheres

Os dados da pesquisa mostram, também, que o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, recebe apoio de 47% das mulheres contra 36% de Fernando Haddad. Entre os eleitores com idade de 16 a 24 anos, Haddad tem 46% da intenção de voto, e Bolsonaro, 41%. Entre as Regiões do País, Bolsonaro lidera no Sul (63% X 24%), no Sudeste (59% X 26%) e no Centro Oeste (57% X 34%). Haddad lidera na Região Nordeste (55% X 30%).

Rejeição

Entre os entrevistados, de acordo com a pesquisa, 54% dizem que poderiam votar em Jair Bolsonaro, 38% descartam apoiá-lo, 8% dos eleitores dizem que não conhecem e 1% não respondeu. Um total de 39% dos entrevistados diz que poderia votar em Fernando Haddad, 53% o rejeitam, 7% afirmam que não o conhecem e 1% não respondeu.

A pesquisa do Instituto FSB/BTG Pactual está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07950/2018. A intenção de voto estimulada apresenta 5% de eleitores dispostos a votar em branco ou anular o voto, 6% não apontaram nenhum dos candidatos, e 3% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder. O Instituto FSB ouviu, nos dias 13 e 14, por telefone fixo e móvel, 2.000 eleitores a partir de 16 anos de idade nos 27 estados da Federação.

Confira abaixo alguns números apresentados pela pesquisa:

Cenário Espontâneo

 

Cenário Estimulado

 

Votos válidos

 

Decisão do voto

 

Potencial e rejeição dos candidatos

 

Razões para votar

 

Vontade de votar em Bolsonaro ou Haddad de acordo com o apoio de outros candidatos

 

Expectativa de vitória no segundo turno

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp