Os primeiros convênios para implantação do programa Internet para Todos nos municípios serão assinados no dia 12 de março, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. Segundo o ministro Gilberto Kassab, a expectativa é que 2 mil prefeituras assinem os contratos neste dia e, com isso, recebam as antenas que levarão banda larga às localidades hoje sem conectividade.

“Aproveito para fazer esse chamamento aos prefeitos. Para a prefeitura, a implantação é gratuita. O governo federal, por meio da Telebras, instala gratuitamente a antena, e o município tem a oportunidade de ter conectividade em qualquer localidade. O usuário terá um custo, mas a tarifa será bastante reduzida por causa da isenção tributária que este programa tem”, afirmou o ministro.

Kassab explicou que a adesão dos municípios ao programa é feita por meio de um formulário, no qual são indicadas as localidades sem acesso à internet. “Para quem quiser assinar o contrato em 12 de março, a adesão precisa ser feita esta semana (até sexta-feira, dia 9). Basta mandar um ofício ao MCTIC manifestando o interesse, e a prefeitura receberá uma senha para acesso ao formulário”, disse o ministro.

Até o momento, 1.256 prefeituras já aderiram ao Internet para Todos. As conexões do programa serão feitas por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que recebeu R$ 3 bilhões de investimentos do governo federal e tem vida útil de 18 anos.

Para oficializar a adesão, os gestores municipais devem enviar ofício (clique aqui e baixe o modelo) para o email [email protected].

Com informações Aprece