Uma pesquisa realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos (MPA), divulgada nesta quinta-feira (15), revelou a satisfação dos viajantes com os aeroportos do país.
No ranking dos terminais que movimentam entre cinco e dez milhões de passageiros anualmente, o Aeroporto Internacional de Fortaleza alcançou a terceira melhor colocação do país e o primeiro lugar na região Nordeste.
Administrado pela Fraport Brasil, o terminal, que se destaca como o principal portão de entrada no estado, recebeu nota 4,37, ficando atrás apenas dos aeroportos de Confins (4,56) e Porto Alegre (4,53). Na região Nordeste, ele foi o mais bem avaliado, superando os aeroportos de Salvador (4,34) e Recife (4,16).
“É muito importante essa posição de destaque no país e na região Nordeste. O grau de satisfação dos turistas com o nosso aeroporto é crucial, pois influencia diretamente na impressão inicial do destino, impactando na sua experiência de viagem como um todo”, destaca a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.
Serviços ofertados
Realizada no quarto trimestre de 2023, a Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário ouviu 25.556 pessoas em todo o país. A nota que o Aeroporto Internacional de Fortaleza alcançou ficou acima da média do indicador de satisfação geral, que foi de 4,36.
No cenário nacional, os entrevistados classificaram como bons (nota 4) ou muito bons (nota 5) a infraestrutura e os serviços ofertados nos principais sítios aeroportuários. Entre os serviços com melhores notas, na visão dos passageiros, estão pontos como o controle migratório (4,51) e controle aduaneiro (4,48), seguidos por inspeção de segurança (4,44), o processo de check-in (4,40) e a aquisição da passagem (4,34).
(*)com informação do Governo do Estado do Ceará