O Procon Assembleia tem conseguido se adaptar e atender as demandas dos cearenses neste período de avanço da pandemia de Covid-19. O Órgão, que completa duas décadas este ano, encontrou alternativas para desenvolver suas atividades por meio do atendimento virtual por e-mail.
De acordo com as queixas recebidas desde a retomada dos atendimentos em formato virtual, no dia 28 de janeiro, as principais reclamações têm se concentrado nos serviços essenciais (empresas fornecedoras de energia elétrica, telefonia, água e esgoto), que representaram 33,09% dos atendimentos
Já os serviços privados correspondem a 29,14% dos atendimentos. As queixas a bancos e empresas de cartões responderam por 13,97% enquanto que as reclamações sobre produtos representaram 13,97%. Os planos de saúde ficaram com 5,88% das CIPS abertas.
O advogado Rodrigo Colares, um dos coordenadores do Procon Assembleia, ressalta que houve aumento das reclamações às empresas de telefonia que oferecem serviços de Internet e também às que trabalham exclusivamente com a rede de dados. Segundo ele, isso se deve ao isolamento social e as restrições impostas para o controle da pandemia.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a pandemia acarretou em aumento de tráfego na internet entre 40% a 50% no Brasil, gerando lentidão na execução de serviços.’
“Quando percebemos as reclamações se concentrarem nos serviços essenciais e privados que juntos respondem por mais da metade das demandas (62,5%), vemos aí que as empresas que trabalham com o fornecimento de acesso à internet têm recebido queixas por conta desse aumento do uso da rede em todo o país”, pontua o advogado.
Rodrigo Colares ressalta que o órgão tem buscado manter a qualidade do atendimento que era oferecido aos consumidores por meio presencial, antes da pandemia. O órgão tem conseguido realizar negociações com empresas por plataformas virtuais e tem obtido êxito nas negociações, comenta.
Ainda de acordo com ele, os colaboradores têm conseguido agendar negociações por meio de conferência, quando necessário, já que em alguns casos a reclamação por e-mail ao prestador de serviço tem tido boa resposta.
ATUAÇÃO
Criado por meio da resolução nº 464/2001, de 13 de dezembro de 2001, o Procon Assembleia fazia parte da Comissão de Defesa do Consumidor da Casa.
Dentre as principais funções do Procon Assembleia estão: receber e analisar denúncias apresentadas por consumidores ou entidades representativas; incentivar conciliações e promover acordos, individuais ou coletivos, entre fornecedores e consumidores; informar, conscientizar e orientar.
No período da pandemia o atendimento continua mantido aos consumidores cearenses e para isso tem recebido as queixas, exclusivamente, por e-mail ([email protected] ou [email protected]) com a abertura da Carta de Informações Preliminares (CIP).