Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da Assembleia Legislativa do Ceará inicia, a partir desta sexta-feira (27), o projeto “Conscientização Financeira do Jovem”.
Inicialmente, serão realizadas visitas às escolas Capital para debater com crianças e adolescentes como consumir produtos de forma sustentável e consciente. A primeira visita ocorre no Colégio Kennedy, no bairro Papicu, em Fortaleza, às 8h30, com a presença do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da AL, deputado Fernando Hugo (PP).

O objetivo é conscientizar os jovens sobre o consumo desde cedo, ensinando alunos a se tornarem cidadãos conscientes. Dessa forma, os estudantes terão a percepção de preços a fim de que possam eleger o que é supérfluo e o que é importante para eles, utilizando o dinheiro de forma consciente e sustentável.

“Esperamos expandir de maneira a tornar esses alunos os multiplicadores do amanhã nas suas casas, escolas e futuros ambientes profissionais. Afinal, a criança conhecedora de seus direitos hoje será um consumidor consciente do amanhã”, afirma Fernando Hugo.

Segundo a coordenadora do Procon Assembleia, Telma Valeria, a ideia é expandir o projeto posteriormente. “Iniciaremos nas escolas de Fortaleza e, depois, nossa pretensão é juntarmos ao programa ‘O Parlamento e sua História’, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), mostrando aos jovens que visitam a Assembleia como ter domínio sobre questões financeiras”, explica.

Nesta fase, o projeto será realizado uma vez por semana, com duração de aproximadamente meia hora. Na ocasião, os advogados do Procon Assembleia – Telma Valéria, Rômulo Augusto, Airton Martins, Érica Conde e Lorena Leite – abordarão, de forma lúdica, temas e termos específicos do mercado de consumo – como quilo, dinheiro, troco e validade de produtos.