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Para comemorar o Dia Mundial do Consumidor, que será celebrado nesta quarta-feira (15/3), o Procon Fortaleza mobilizou uma caravana que vai percorrer 30 bairros da Capital entre os meses de março e abril. O objetivo é renegociar dívidas de consumidores com resolução em tempo real do problema. Bancos, operadoras de cartão de crédito, empresas de telefonia e concessionárias de água e esgoto e de energia elétrica confirmaram participação no mutirão de negociação de dívidas. A atividade será realizada em conjunto com a Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF), contando com o apoio da Defensoria Pública do Estado do Ceará.

Segundo a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, o “Procon nos bairros – mais perto de você” pretende aproximar o cidadão do órgão municipal de defesa do consumidor. “Nossa intenção é esclarecer cada vez mais os consumidores sobre seus direitos, garantindo o cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que neste ano completa 27 anos de atuação”, disse.

Confira a lista dos bairros clicando aqui. O atendimento ocorrerá sempre das 9h às 13h.

As empresas participantes do mutirão de renegociação de dívidas são Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Santander, Banco CSF (Carrefour), Tim, Vivo, Enel e Cagece.

Audiência pelo WhatsApp

O Procon também preparou uma nova ferramenta para audiências de conciliação. Consumidores poderão optar por participar pelo aplicativo WhatsApp. Basta informar, na abertura da reclamação, se deseja fazer uso da ferramenta, que permite trocar mensagens de texto, áudio e vídeo. Consumidor e fornecedor participarão da audiência sem sair de casa ou do trabalho. Com isso, o Procon acredita que vai desburocratizar e acelerar acordos. Consumidores que possuem audiências presenciais, já marcadas, poderão solicitar a antecipação pelo WhatsApp, no número (85) 98894-1635.

Após a audiência de conciliação, consumidor e fornecedor poderão ter acesso ao termo de acordo para que seja devidamente assinado e devolvido ao Procon pelo próprio WhatsApp. Deste modo, todo o andamento da conciliação ocorrerá pela nova ferramenta.

Mais informações: Central de Atendimento ao Consumidor 151.

Com informação da A.I