Com a chegada do período que antecede a Semana Santa, os mercados públicos geridos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Regional (Seger), testemunham um aumento na demanda por peixes frescos, oferecendo uma variedade de opções para todos os gostos e bolsos. A procura chega a triplicar, e por isso os permissionários aproveitam a alta para tornar os preços mais atrativos nesse período.
No Mercado dos Peixes do Montese, a comerciante Priscila Dantas, informa que o quilo do peixe pode ser encontrado até por R$ 20,00, sendo a tilápia a opção mais em conta. As espécies cavala, pargo e cioba, por exemplo, figuram entre as mais procuradas, assim como o camarão, que está custando cerca de R$ 30,00 no local.
“Trabalho com peixe desde criança e sou autônoma há oito anos. Este período da Semana Santa gera muita expectativa, tanto pelo aumento da demanda e do trabalho, como pelo empenho que temos que garantir para atender aos pedidos”, declara.
Outro equipamento que, embora recente, também já se consolidou como referência para quem procura garantir o peixe na Semana Santa é a Guarderia dos Pescadores, localizada na Avenida Beira-Mar, destacando-se não apenas pelo valor acessível dos produtos, mas também pela qualidade dos peixes.
Antônio Assunção de Sousa, conhecido como “Garapinha”, pescador com 49 anos de experiência nas águas, detalha que a venda no local se diferencia, ainda, pelo frescor dos produtos oferecidos. “Aqui na praia temos preços mais baratos que no mercado, além de que o peixe é bem mais novo, chega da jangada direto para quem compra. E temos de tudo: biquara, guaiuba, cavala, sirigado, dourado, beijupirá, pargo, cioba e carapitanga”, conta.
Inaugurado em 2023, a Guarderia é um equipamento que proporciona uma estrutura adequada para os marchantes possam acondicionar e tratar os peixes de forma apropriada, possibilitando a revenda para a população, conforme detalha o secretário da Regional 2, Rennys Frota.
“Além disso, foi feito o ordenamento e o treinamento do mercado ambulante, cujo trabalho também serve de suporte às atividades da guarderia. Neste ano, estamos providenciando a uniformização dessas pessoas, para que possam ser identificados como permissionários que têm a permissão da Prefeitura”, afirma.