O médico urologista Bruno Castelo recomendou, nesta quinta-feira (9), em entrevista ao Jornal Alerta Geral, que os homens devem procurar um consultório médico, anualmente, para avaliar a própria saúde.
O recado faz parte das mensagens do ‘Novembro Azul’, mês dedicado a campanhas para sensibilizar a população masculina sobre os cuidados com a próstata. A realização dos exames do PSA e toque retal é indispensável na avaliação da saúde da próstata.
‘’Prevenir doenças e fazer o tratamento precoce de uma doença inicial é muito mais eficiente, muito mais simples do que tratar uma doença avançada’’, expõe Bruno Castelo, ao afirmar que a consulta anual é uma medida preventiva que não pode ser ignorada.
INDIFERENÇA E DISTÂNCIA DO CONSULTÓRIO
O médico Bruno Castelo, na conversa com o jornalista Luzenor de Oliveira, destaca a importância das campanhas do ‘Novembro Azul’ como instrumento para sensibilizar os homens a se conscientizarem sobre os cuidados com a saúde da próstata. Bruno é enfático ao reafirmar a mensagem: ‘’Procure um urologista anualmente mesmo que você não esteja sentindo nada’’, observa.
Segundo ele, o homem sempre foi alheio, não deu muita importância aos cuidados com a própria saúde, mas nos últimos anos a população masculina tem despertado maior interesse pelo consultório médico.
Durante a entrevista ao Jornal Alerta Geral, o urologista fala sobre os fatores de risco da doença, a importância da avaliação da próstata a partir dos 50 anos de idade e, no caso da existência de casos do câncer na família, a consulta deve ser feita a partir dos 45 anos de idade.
LEIA MAIS
REDE DE JORNALISMO
O Jornal Alerta Geral é gerado pela FM 104.3 – Grande Fortaleza, tem transmissão pela Internet e por mais de 20 emissoras de rádio no Interior do Estado. A íntegra da entrevista fica disponível no site @cearaagora.com.br.
LEIA MAIS