Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Confiante na retomada da economia, a indústria automotiva acelerou a produção. Apenas em janeiro deste ano, as montadoras aumentaram a fabricação de veículos em 17,06% – a terceira alta consecutiva mensal. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Segundo especialistas, esse avanço é importante para o País. Significa que as empresas acreditam no futuro da economia e esperam para breve a volta do crescimento. Como em um círculo virtuoso, se a montadoras vendem mais, elas podem tirar investimentos da gaveta, aumentar a contratação de funcionários e toda sociedade se beneficia.

Eduardo Sodré, colunista da Folha de S.Paulo, publicou nesta terça-feira (07) que parte do otimismo das montadoras se explica pela medida que vai liberar entre R$ 30 bilhões e R$ 40 bilhões por meio de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O governo vai permitir os saques em contas do fundo que foram classificadas como inativas até dezembro de 2015. A previsão é de que ainda em fevereiro seja divulgado um calendário com a autorização para o saque. Esse cronograma será de acordo com a data de aniversário do beneficiário.

Números de janeiro

Apenas em janeiro, a produção total de veículos alcançou 174.064 unidades. Desse total, 168,5 mil eram veículos leves, 4,48 mil caminhões e pouco mais de 1 mil ônibus. De todos os automóveis produzidos no mês, 30,3 mil têm como destino o setor externo.

Fonte: Portal Brasil