O professor e advogado especialista em Direito Previdenciário Paulo Bacelar voltou ao Jornal Alerta Gera e, neste sábado (13), deixou muitas dicas, orientações e esclarecimentos importantes para quem tem dúvidas sobre os benefícios pagos pelo INSS. São, pelo menos, 65 perguntas respondidas com detalhes preciosos para quem espera receber uma informação segura para pedir auxílios e aposentadorias.

As mensagens chegaram ao Jornal Alerta Geral Especial sobre os Caminhos da Aposentadoria pelo Whatsapp (85) 99273.4353.

São perguntas de ouvintes e internautas de muitas cidades do Ceará e de outros estados brasileiros que querem saber mais sobre a demora para o INSS dar respostas aos pedidos de benefícios, aos cálculos do tempo da aposentadoria e, como, por exemplo, em quais condições o segurado pode receber duas aposentadorias.

QUEM TEM DIREITO A DUAS APOSENTADORIAS?

Uma das perguntas é da Marta Célia, de Várzea Alegre, que questiona se pode acumular duas aposentadorias – uma, por idade, e a outra por tempo de contribuição. A resposta a esse questionamento é útil para milhares de segurados que se encontram nessa mesma situação ou para quem quer começar a contribuir mais cedo para garantir, no futuro, uma renda melhor.

Outra mensagem, com resposta dada pelo professor Paulo Bacelar, é do José Alves, do Rio de Janeiro, que anda inquieto com a longa demora para concessão do benefício e diz que entrou com pedido de aposentadoria por tempo de contribuição em outubro de 2020, mas até o momento não obteve resposta.

IDADE E TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

A ouvinte Amélia, da cidade do Crato, que acompanha o Alerta Geral pela Rádio FM 106.5, deixou uma mensagem e pediu orientação sobre a situação em que ela se encontra: completa 62 anos de idade em agosto, recolhe de forma autônoma para a Previdência Social e, hoje, está com 13 anos de contribuição.

O caso ganha boa análise do professor Paulo Bacelar com ingredientes que deixam a Amélia e muitos outros segurados bem informados sobre os critérios de idade e tempo de contribuição para o recebimento da aposentadoria. A resposta está nesta edição do Jornal Alerta Geral Especial sobre os Caminhos da Aposentadoria.

DOCUMENTOS PARA PEDIR BENEFÍCIOS NO INSS

O ouvinte José Francisco, de Juazeiro do Norte, pergunta quais documentos precisa para dar entrada na aposentadoria. O José recebe, de forma bem esmiuçada, a orientação que o leva aos caminhos da aposentadoria.

Um tipo de dúvida que deixa muita gente na incerteza sobre o futuro previdenciário está na mensagem da ouvinte Maria Rosa, de Tianguá: a Maria pergunta como a irmã, que já tem 60 anos e sempre trabalhou sem carteira assinada, pode fazer para conseguir pedir a aposentadoria.

A resposta, bem verdadeira, é um alerta para quem, muitas vezes, deixa a contribuição previdenciária de lado. Muitos esclarecimentos sobre outras dúvidas na área do INSS estão aqui. Basta clicar para deixar a sua mensagem ou receber a sua resposta.

VEJA O PROGRAMA NA ÍNTEGRA

JORNAL ALERTA GERAL ESTÁ NO RÁDIO E NA TELEVISÃO

A rede de comunicação que gera o Jornal Alerta Geral Especial sobre os Caminhos da Aposentadoria é puxada a partir das Rádios FM 104.3 e FM 107.5 na Grande Fortaleza, tem a participação de outras 34 emissoras de rádio do Interior e está, também, nas redes sociais do cearaagora. A cada sábado, são atendidos, pelo menos, 65 ouvintes e internautas que encaminham mensagens e dúvidas no campo previdenciário.

ACOMPANHE AS REDES SOCIAIS

Instagram: Ceará Agora
Facebook: Ceará Agora
Youtube: Ceará Agora 
Twitter: Ceará Agora

O Jornal Alerta Geral trabalha com a ideia de que nenhuma pergunta fique sem resposta e considera um ponto relevante: que as orientações e os esclarecimentos sejam úteis não apenas para quem apresentou determinada dúvida, mas sim para milhares de pessoas que se sentem contempladas com a informação apresentada por um dos especialistas na área do INSS.