Depois de muitas reivindicações, os professores de Fortaleza aprovaram, nesta quarta-feira (8), a proposta da Prefeitura de Fortaleza para o reajuste salarial da categoria. A assembleia dos profissionais ocorreu em frente ao Paço Municipal e com a decisão, as aulas devem retornar nesta quinta-feira (09). O pacote contempla as seguintes reivindicações:

  • reajuste salarial de 14,95%
  • 5,79% de pagamento retroativo de janeiro
  • complemento salarial para alcançar os 14% a partir de setembro deste ano
  • sem alterações no plano de cargo, salário e carreira
  • auxílio-alimentação de R$ 15

“Após 10 dias de paralisação e muita pressão, os professores de Fortaleza arrancaram o reajuste salarial de 14,97%. A proposta foi finalizada pela Prefeitura de Fortaleza só na manhã desta quarta-feira e aprovada em assembleia-geral”, afirmou o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), em nota.

A paralisação da categoria ocorria desde 27 de janeiro e acabou atrasando o início do ano letivo. Segundo a prefeitura de Fortaleza, a estimativa é beneficiar cerca de 54 mil trabalhadores e trabalhadoras, incluindo aposentados e pensionistas.

“Considerando apenas o reajuste salarial, o impacto anual na folha de pagamento será de R$ 270 milhões. Esperamos formalizar o acordo em uma nova reunião na próxima quinta-feira (09), para enviarmos Mensagem para a Câmara de Vereadores. Tão logo seja aprovada, aplicaremos o aumento com retroatividade em janeiro”, explicou Sarto nesta semana.