A Assembleia Legislativa vota, nesta quinta-feira (10), o projeto de lei assinado pelo Governador Camilo Santana que disciplina a distribuição de 60% dos recursos do antigo Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação e Valorização do Magistério) oriundos de precatórios pagos pela União.
O volume de dinheiro é expressivo: o Estado do Ceará tem a receber, como precatórios da União, um total de R$ 2 bilhões, 561 milhões e 510 mil reais, sendo que, desse total, 60%, ou seja, R$ 1 bilhão, 536 milhões e 905 mil serão divididos entre os profissionais da educação.
O repórter Carlos Alberto, em participação no Jornal Alerta Geral, fala sobre a mensagem do Fundef e a outra boa notícia na área do magistério: o aumento de 33% do piso do magistério estadual. As medidas, como destaca o jornalista Beto Almeida, em seu Bate Papo Político, representam estímulo para os professores. O Jornal Alerta Geral é gerado pela Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão pelas redes sociais do @cearaagora e por mais de 20 emissoras no Interior do Estado.
PRECATÓRIOS DO FUNDEF
O Estado do Ceará ganhou na Justiça as ações para obrigar a União a transferir o dinheiro correspondente ao antigo Fundef. O pagamento dos precatórios deverá ser feito ao Governo do Estado de forma parcelada e não há previsão de quando o benefício chegará à conta dos professores. Com a mensagem do Governador Camilo Santana aprovada pela Assembleia Legislativa, o Executivo diminui o tempo entre o repasse das verbas pela União e a liberação, pelo Governo do Estado, da grana para os professores.