Na última quinta-feira (12) a Secretaria da Receita Federal informou que a emissão de recibos de despesas dos profissionais da área saúde que atuam como pessoas físicas será emitido apenas de forma digital, por meio do aplicativo Receita Saúde, a partir do dia 1° de janeiro de 2025.
Com a plataforma, os dados da prestação dos serviços serão carregados na Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) pré-preenchida.
A ferramenta permite que médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais consultem seus recibos digitalmente e dispensa que os profissionais e os pacientes tenham que guardar os recibos em papel. Os profissionais precisam estar com o registro ativo em seus conselhos profissionais.
Contudo, a ferramenta não se aplica a prestadores de saúde que atuam como pessoas jurídicas e que já prestam essas informações por meio da Declaração de Serviços Médicos de Saúde (Dmed).
As deduções médicas na declaração de ajuste anual não têm limite, ou seja, o contribuinte pode declarar todo o valor gasto e deduzi-lo do Imposto de Renda.
Como usar o Receita Saúde?
Os recibos podem ser emitidos em poucos cliques e compartilhados com os clientes de forma prática. Ao baixar o Receita Saúde na loja de aplicativos do seu smartphone, basta seguir as orientações:
- Após a instalação do aplicativo, faça login com o seu CPF e senha GOV.BR;
- Logo em seguida, localize e clique na opção “Receita Saúde”;
- Por fim, basta clicar em “Novo” e preencher o recibo com informações como nome e CPF do cliente, bem como, a descrição e o valor dos serviços prestados.