A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior, Capes, anunciou nesta terça-feira (4) o corte de mais 2,7 mil bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. O congelamento não afetará nenhum bolsista que atualmente recebe o benefício. Ao todo, serão cortadas 2.331 bolsas de mestrado, 335 de doutorado e 58 bolsas de pós-doutorado.
Essa é o segundo corte que o programa recebe, desde o início do ano, houve uma diminuição total de 6.198 bolsas. O novo bloqueio representa uma redução de de R$ 4 milhões em 2019 e, até 2020, deve representar R$ 35 milhões.
O órgão anunciou também mudanças na política de concessão das bolsas de pós-graduação. Os recursos que foram congelados estavam enquadrados em dois critérios: cursos com duas avaliações nota 3 consecutivas e cursos avaliados com nota 4 e que caíram para a nota 3.
Segundo a Capes, essa nova medida foi tomada com o propósito de alinhar a concessão de bolsas no país à avaliação periódica, preservando os cursos mais bem avaliados nos últimos 10 anos. As notas analisadas foram as obtidas nas avaliações Trienal de 2013 e Quadrienal de 2017.