O governador Camilo Santana lançou, nesta sexta-feira (10), o programa Mais Empregos Ceará, que já tem mais de mil vagas ofertadas e cerca de 500 empregos garantidos desde a abertura das inscrições, em 6 de setembro. O Governo do Ceará vai pagar metade de um salário mínimo para cada novo funcionário contratado pelas empresas até o preenchimento de 20 mil vagas.
O cadastro já está liberado para as empresas interessadas em participar do programa. Depois do cadastro, elas devem apresentar a documentação solicitada e assinar o Termo de Adesão gerado automaticamente. Até esta sexta-feira, mais de 700 empresas se cadastraram para receber o benefício concedido pelo Governo do Ceará, gerando mais de mil novas vagas em apenas quatro dias de cadastro aberto.
As inscrições para o programa do Governo do Ceará, gerido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), já estão abertas. A empresa pode se cadastrar através do site: www.maisempregos.ce.gov.br.As empresas precisam ser sediadas no Estado e estar inscritas no novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, e desenvolvendo atividades relacionadas ao comércio ou de serviços – com prioridade para os setores de alimentação fora do lar, bares, restaurantes e eventos.
Para isso, o Governo do Ceará vai pagar metade de um salário-mínimo vigente, para cada novo vínculo de emprego, gerado após 20 de julho de 2021, por um período de até 180 dias e com limite de 100 empregos gerados por empresa. Além disso, é necessário que a empresa mantenha os trabalhadores por mais 90 dias após o término do benefício.
O governador do Ceará, Camilo Santana, ressaltou que as áreas de serviços e eventos são prioritárias do programa, além disso, fez um balanço das ações do Estado em diferentes setores.
“É uma forma de também apoiar os setores que foram bastante afetados durante essa pandemia por conta das restrições sanitárias. Porque sempre colocamos que a prioridade seria salvar vidas, olhar para as pessoas, mas nunca esquecer a economia e geração de emprego para os cearenses. Esse é um momento importante para a gente gerar emprego, oportunidade, e fazer o Ceará acelerar e crescer ao longo dos próximos meses e próximos anos”, afirmou o governador do Ceará, Camilo Santana.
De iniciativa do poder executivo estadual, o Projeto de Lei que instituiu o Programa Mais Empregos foi aprovado na Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador em julho deste ano. A medida objetiva gerar emprego, renda e oportunidades para os cearenses, além de reduzir o impacto socioeconômico provocado pela pandemia da Covid-19. A expectativa é que sejam criados até 20 mil novos postos formais de trabalho. O investimento total para viabilizar o programa é de R$ 66 milhões. As ações do programa são coordenadas pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), com o apoio do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).