O Acolher chega à 70ª edição e atende, nesta sexta-feira (23), a comunidade do Poço da Draga, na Praia de Iracema, em Fortaleza. Serviços de cidadania, saúde, profissional e apoio jurídico fortalecerão as ações de atendimento que vêm sendo realizadas pela Secretaria da Proteção Social (SPS), Casa Civil e Defesa Civil, junto a famílias de áreas atingidas por fortes chuvas e com moradias danificadas, em Fortaleza.
Comunidades dos bairros Granja Portugal, Inferninho, Conjunto Palmeiras, Vila Velha e Dom Lustosa também receberão ações do Acolher. Os atendimentos começam às 9 horas.
O Acolher é desenvolvido pela SPS e tem parceria de órgãos estaduais e outras entidades. A secretária-executiva de Políticas sobre Drogas, Lidiane Rebouças, destaca a importância do apoio às comunidades vítimas de enchentes na Capital.
“O Acolher é mais um projeto que se integra às ações emergenciais do Governo do Estado, de apoio às vítimas de enchentes na Capital. Visitamos oito comunidades onde foram identificadas 1.657 famílias com necessidade de apoio emergencial. Por meio do Ceará Sem Fome e Mais Nutrição, já foram distribuídas cerca de dez toneladas de alimentos para esse público”, observa Lidiane.
Cidadania
Por meio do Acolher, a SPS realizará inscrições em cursos de qualificação profissional, apoia na elaboração de currículos e na preparação para o mundo do trabalho; oferta serviços de corte de cabelo e atividades lúdicas à garotada; e distribui mudas de plantas, e informações sobre alimentação saudável. As ações incluem abordagem à população em situação de rua e com problemas referentes ao uso e abuso de álcool.
O Caminhão do Cidadão da SPS emitirá cédulas da Carteira de Identidade Nacional e Carteira Digital, enquanto a Unidade de Saúde realiza curativos e afere a pressão arterial e glicemia. A Secretaria das Mulheres orienta sobre prevenção à violência doméstica e outras violações, Lei Maria da Penha, e divulga os serviços da Casa da Mulher Brasileira (CMB-CE).
A Defensoria Pública prestará atendimentos jurídicos, consultas processuais e criminais, emissão de ofícios e encaminhamentos para os núcleos da Defensoria. O Sesc oferecerá serviços de profilaxia odontológica, limpeza e aplicação de flúor.