Enquanto toma a vacina antirrábica, a “Pretinha”, uma cachorra preto com caramelo, se abriga nos braços de dona Aurineide Souza, 63, que todos os dias coloca comida e água pra ela na sua calçada. Aurineide mora no Pirambu e conta que quando soube que o Acolher estaria nos arredores, logo decidiu levar seus pets para vacinar. “Estou muito feliz de poder trazer meus dois gatinhos e a Pretinha. Ela foi abandonada pela antiga moradora da casa que aluguei e desde então passei a cuidar dela. A Pretinha me segue o tempo todo, e hoje, não só vacinei como também recebi um encaminhamento do Giro Pet para fazer a cirurgia que ela precisa”, comemorou Aurineide.
“O Acolher vem levando às comunidades das periferias de Fortaleza o acesso a serviços de cidadania, saúde, cuidados para os pets e diversos outros atendimentos que são essenciais e dão dignidade tanto para as pessoas, quanto para os seus animais. É um orgulho ver esse projeto funcionando a todo vapor e chegando em bairros onde estão as pessoas que mais precisam dos serviços públicos”, destacou o governador do Ceará, Elmano de Freitas, que acompanhou na manhã desta sexta-feira (9), a 93ª edição do projeto, no Pirambu.
O Acolher é organizado pela Secretaria da Proteção Social, com parceria de outras secretarias e entidades do Estado. Pela SPS, são ofertados serviços de emissão da documentação básica, com o Caminhão do Cidadão, atendimentos psicossociais e encaminhamentos pela Estação Móvel de Políticas Sobre Drogas, serviços de saúde, cortes de cabelo, inscrição em cursos de qualificação profissional e atividades infantis.
Desde esta sexta-feira, o projeto passou a contar com o Giro Pet Ceará, programa da Secretaria da Proteção Animal, que inclui consultas, encoleiramento antiparasitário e vacinação antirrábica. Há ainda parceria com Defensoria Pública, Sesc, Cagece, Enel, Sine-IDT, Secretaria da Mulheres e outras.
Crislene dos Santos, 26, veio emitir a identidade dela e da filha, Sofia, de três anos. “Já conseguimos fazer nossa identidade e agora viemos em busca do atendimento odontológico. A gente que mora na comunidade fica muito feliz de ter todos estes serviços perto da gente, facilita muito nosso acesso a coisas que não teríamos com tanta facilidade”, comenta Crislene.
“Toda sexta-feira o Acolher está em uma comunidade diferente de Fortaleza. O Governo do Estado, através da Secretaria da Proteção Social (SPS), está chegando nestes territórios para cuidar das pessoas e levar os serviços básicos para todos os cearenses. O Acolher é fruto da junção de esforços dos órgãos estaduais e entidades privadas, que estão conseguindo uma capilarização maior de seus atendimentos através de ações como esta”, ressaltou a titular da SPS, Onélia Santana, que ainda lembrou, “Chegamos nesta edição com quase 74 mil atendimentos realizados desde 2022, e reiteramos a importância de cuidar das pessoas, ouvir a necessidade delas”, complementou a gestora.
Leticia Marques, 34, foi conhecer o Acolher e saiu do evento com uma mudinha de planta e um lambedor do Espaço Viva Gente, equipamento social da SPS. “Esse projeto é muito precioso para nós que moramos em comunidades porque nos possibilita acessar vários serviços. Hoje, por exemplo, trouxe minha cachorrinha para vacinar e ainda estou saindo daqui com uma mudinha e um lambedor caseiro. Espero que esse chegue em muitos outros bairros de Fortaleza”, desejou.
Desde o início do projeto, foram emitidas 5.768 Carteiras de Identidade Nacional (CIN), atendidas 560 pessoas sem RG, 78 crianças sem certidão de nascimento e 372 pessoas em situação de rua.