Dança, Música, Poesia e Teatro foram ferramentas essenciais e lúdicas para uma conversa interessante e animada sobre a importância da leitura.

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), realizou, ontem, quinta-feira, 20, na Biblioteca Municipal, mais uma edição do Alpendre Literário. Com a temática “A Importância da leitura para a formação do Cidadão”, o equipamento recebeu alunos do 4º ano do ensino fundamental do Colégio Ágape, que foram até a biblioteca no intuito de mostrar para as crianças o local, os livros, projetos e atividades.

Incentivado pelo programa Conecta Biblioteca, o Alpendre Literário objetiva movimentar o espaço da biblioteca municipal e incentivar a prática da leitura na comunidade local.

As crianças, encantadas com a diversidade de livros, puderam vivenciar a ida a uma biblioteca física, serem recepcionadas pelo Secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê, e também participar de um momento de arte e cultura com o educador popular e artista João do Crato, que por meio de atividades lúdicas envolveu a todos com música, dança, poesia e muito incentivo a leitura. “A leitura abrirá as portas que vocês desejarem”, disse João.

“Muito legal participar dessa visita junto dos meus colegas, eu gosto muito de ler”, destacou Maria Luisa Saraiva, de 9 anos, que como seus companheiros de escola, tem sempre um estímulo a mais para a leitura, através das professoras Barbara Denyse e Cleidiane Bernardo.

O Coordenador da Biblioteca, Cícero Silva, ressaltou as inúmeras possibilidades que o projeto traz ao receber escolas e comunidade em geral. “Aqui disponibilizamos conhecimento e cultura para todos”, relatou o bibliotecário.

O gestor da Secult, Wilton Dedê, disse que um dos objetivos do projeto é estimular a presença dos alunos na biblioteca, especialmente, crianças e adolescentes, para exercitarem a leitura e buscar cada vez mais conhecimentos.

 

 

Com informação da A.I