Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) e a Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), em parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça (JCPM) de Compromisso Social e o RioMar Fortaleza, lançam na próxima terça-feira, dia 21 de fevereiro, o Projeto Arte Suave na comunidade do Pau Fininho, localizada no bairro Papicu. O lançamento acontecerá, às 9 horas da manhã, na sede da 4ª companhia do 8º Batalhão da Polícia Militar, e dará início a um novo ciclo de aprendizado na comunidade local.

O Projeto Arte Suave tem como objetivo a promoção do esporte, como ferramenta motivadora de cidadania, para crianças e jovens. Além disso, proporciona aulas gratuitas de judô e jiu-jítsu para as crianças e adolescentes residentes na região onde atua. Atualmente, é realizado na comunidade do Campo do América, no bairro Meireles, e se estenderá para os bairros Papicu e Presidente Kennedy, onde beneficiará cerca de 90 crianças e jovens.

Marcando o momento, estarão presentes no evento, os alunos da sede do Campo do América, representantes da SSPDS, da Polícia Militar, dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, do Instituto JCPM e os próprios moradores do local. No dia, os novos alunos, de 8 a 14 anos de idade, receberão os kits de apoio, contendo bolsa, kimono, blusa, boné e squeeze.  As aulas ocorrerão nos períodos matinais e vespertinos, de segundas às sextas-feiras, em uma sala montada para atender o projeto na sede do Batalhão.

“É muito gratificante ver que o Projeto Arte Suave tem apresentado resultado positivo e aproximado a Polícia da comunidade. Hoje, nós, policiais militares, somos referência e exemplos para as crianças, tudo isso graças à parceria e amizade desenvolvidas dentro do Projeto”, explica o Sargento Napoleão Cavalcante, idealizador do Arte Suave.

Para o coordenador do Instituto JCPM de Compromisso Social em Fortaleza, Edgard Cruz, a parceria com o projeto é uma forma de contribuir com o desenvolvimento pessoal e cidadão de jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Zona Oeste da Cidade também será beneficiada com o projeto

Além de beneficiar os jovens do Papicu, o Arte e Suave também atenderá 30 jovens do bairro Presidente Kennedy. As atividades na região começarão no dia 07 de março e ocorrerão nas terças e quintas-feiras, durante dois períodos diários, na Associação Sorriso da Criança. As aulas de judô e jiu-jitsu serão ministradas por policiais militares e contarão, também, com a parceria do Instituo JCPM de Compromisso Social e do shopping RioMar Kennedy.

Sobre o projeto arte suave  

O projeto Arte Suave promove o esporte como ferramenta motivadora de cidadania. Funcionando diariamente, de segunda a sexta-feira, a iniciativa é sem fins lucrativos e leva a prática do jiu-jítsu e judô para crianças e jovens de baixa renda e policiais militares. Atualmente, o Projeto acontece na comunidade do Campo do América, no bairro Meireles, onde obteve o resultado de 81,11% de aproveitamento nas competições em que participaram no decorrer do primeiro ano de existência.

Idealizado pelo Sargento PM Napoleão Cavalcante, faixa preta em jiu-jítsu, o projeto iniciou em junho de 2015 com intenção de prevenir a o uso de drogas e a violência em comunidades carentes. Por meio do acompanhamento dos professores é observado o comportamento e interesse do aluno, destacando valores como respeito e disciplina.

Sobre o instituto JCPM de compromisso social

O Instituto JCPM de Compromisso Social conta com duas unidades em Fortaleza, uma no bairro Papicu (na entrada principal do shopping RioMar Fortaleza) e uma no Presidente Kennedy (na entrada do shopping RioMar Kennedy). O Instituto oferece cursos de qualificação gratuitos para o varejo e são realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/CE), com intuito de capacitar jovens e elevar a escolaridade, para que tenha melhores oportunidades de atuar no mercado de trabalho. O IJCPM atende prioritariamente os moradores dos bairros do entorno dos shoppings RioMar Papicu e RioMar Kennedy. Além dos cursos para o varejo, o Instituto oferece, ainda, oficinas multidisciplinares de português, matemática, inglês e informática, além de oficinas de férias e cursos de aperfeiçoamento. No ano de 2016, as duas unidades de Fortaleza capacitaram mais de 1.400 jovens no Programa de Qualificação para o Varejo e mais de 1.000 jovens foram encaminhados para o mercado do trabalho.

Serviço

Lançamento Projeto Arte Suave – Comunidade Pau Fininho
Local: 4ª Cia do 8º Batalhão da Polícia Militar – Av. Desembargador Lauro Nogueira, 1863, Papicu (em frente ao RioMar Fortaleza)
Data: 21/02/2017 (Terça-feira)
Horário: 9 horas

Fonte: SSPDS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp