Destacando a importância da integração da educação e da saúde na vida escolar das crianças da rede municipal de ensino, a vereadora Lucimar Martins (PTC) ressaltou na sessão plenária desta quinta-feira, 27, a Lei Municipal nº 10.407/2015, oriunda do Projeto de Lei Ordinária nº 9/2014 de sua autoria. A parlamentar frisou o papel preventivo que a medida vem a exercer junto às famílias e estreitar os laços e ações entre as unidades escolares e a rede de atenção básica (Postos de Saúde).
Segundo Lucimar Martins, a lei vem também em auxílio aos familiares das crianças, reforçando a importância da imunização da população diante de algumas doenças, atuando de forma preventiva. “As escolas públicas municipais de Fortaleza são peças importantes desse processo e não devem se omitir na busca por mais saúde para as nossas crianças”, justifica a vereadora no projeto.
Outra temática abordada pela parlamentar foi a questão do descarte de lixo pela população. Falando sobre a receptividade das demandas por parte da Secretaria de Conservação do Município, gerida por João Pupo, Lucimar Martins frisou o papel de todos na manutenção da limpeza na cidade.
A problemática, como atentou a parlamentar, tem impacto direto na proliferação de vetores de doenças, como o Aedes Aegypti e os roedores. Lucimar Martins falou ainda da responsabilidade dos vereadores na conscientização das comunidades em torno do descarte correto do lixo. “Vamos andar nos locais. A nossa responsabilidade como vereador é de sensibilizar a população. Nós também temos que contribuir. Vamos fazer com que a nossa população tenha responsabilidade”, ponderou.
As ponderações sobre os problemas com o lixo ganharam reforço do vereador Iraguassú Filho (PDT), que atentou para o aumento de casos de arboviroses na Capital. O parlamentar alertou para a responsabilidade de todos no combate aos vetores de doenças em Fortaleza.
Fonte: Câmara de Fortaleza