O projeto de lei que estabelece o passe livre estudantil em Fortaleza será enviado para a Câmara Municipal nesta segunda-feira (25), de acordo com o prefeito José Sarto (PDT).

Conforme o gestor, o programa vai emitir duas passagens gratuitas por dia útil para cada aluno que tiver a carteirinha de estudante, documento vinculado ao Bilhete Único e permite realizar integração em vários ônibus com apenas uma passagem no período de 2 horas.

Após utilizar as duas passagens do passe livre estudantil, caso o aluno vá utilizar novamente a carteirinha, a cobrança no ônibus será a da tarifa de estudantes, de R$ 1,50.

O prefeito destacou que os créditos serão depositados para todos os estudantes com a carteirinha emitida por Fortaleza, incluindo alunos da rede estadual de educação ou do ensino privado.

De acordo com Sarto, a Prefeitura de Fortaleza vai emitir aproximadamente 340 mil carteiras de estudante, e o programa, portanto, deve alcançar todos os portadores do documento.

Uma vez na Câmara Municipal, os vereadores vão analisar o projeto e votar pela aprovação ou rejeição. A expectativa da Prefeitura é que o passe livre estudantil esteja funcionando ainda em 2023.

Votação rápida na Câmara

O presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Gardel Rolim, afirmou que o projeto deve ser votado rapidamente devido à importância do tema, que deve beneficiar quase 350 mil estudantes.

Conforme o colunista de política da TV Verdes Mares, Inácio Aguiar, a expectativa é de que em 10 dias o passe livre estudantil seja aprovado.