A deputada estadual Jô Farias (PT) apresentou projeto de indicação na Assembleia Legislativa que prevê a concessão de dois dias de licença para as mulheres servidoras públicas estaduais que sofrem com endometriose. A proposta é uma sugestão e, se acatada pelo Plenário, será submetida ao Poder Executivo que pode transformá-la em projeto de lei.

De acordo com Jô Farias, a endometriose é uma doença silenciosa e dolorosa que as mulheres passam muito tempo sem diagnóstico por falta de conhecimento. Ela cita que um levantamento da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE) revela que mais de 60% das mulheres desconhecem os sintomas do problema.


A licença de dois dias, conforme o texto do projeto, será permitida com apresentação de laudo ou atestado médico, e poderá ser mensal, com validade de até um ano, podendo ser renovado . “A endometriose é uma doença silenciosa e dolorosa. Muitas mulheres precisam de apoio”, destacou a deputada.


A Organização Mundial da Saúde estima que quase 180 milhões de mulheres enfrentam a endometriose no mundo. No Brasil, cerca de 7 milhões de mulheres sofrem com a doença, aproximadamente uma a cada 10 mulheres em idade reprodutiva são afetadas.

SESSÃO SOLENE SOBRE O ENDOMETRIOSE

A doença é lembrada em 13 de março, no Dia Nacional de Luta contra a Endometriose. Com o objetivo de trazer mais informações sobre o diagnóstico, tratamento e ações preventivas da doença, a deputada Jô Farias irá realizar uma sessão solene para dar visibilidade a endometriose. O evento acontece a partir das 15h, na Assembleia Legislativa do Ceará.

Na ocasião, profissionais, especialistas, ativistas da causa, movimentos sociais e mulheres e famílias que convivem com a doença terão a oportunidade de falar sobre o assunto. “Nosso objetivo é incluir a sociedade no esforço de conscientização sobre a doença e garantir o diagnóstico precoce, pois a endometriose causa diversos problemas na vida da mulher. Eventos como esse chamam a atenção para um novo olhar para a endometriose”, ponderou a parlamentar.


(*) Com informações da Assessoria de Imprensa