“Tem que pagar essa conta. Eu concordo, esses projetos em paralelo podem sim atrapalhar a aprovação [da Reforma da previdência]”
Afirmou o jornalista Beto Almeida no Bate-papo Político do Jornal Alerta Geral (Expresso FM 104.3 na Capital + 26 emissoras no Interior) desta sexta-feira (12).
Beto Almeidase referiu à declaração do presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, Felipe Francischini, que admitiu, nessa quinta-feira (11) a possibilidade de pautar a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) do Orçamento Impositivo antes de dar continuidade ao debate da Reforma previdenciária no Colegiado.
Para Luzenor de Oliveira, atropelar a tramitação da Reforma pode gerar frustração para o Palácio do Planalto, pois é o principal caminho para o poder público ter um controle maior dos gastos nessa área e, ao mesmo tempo, atrair investimentos externos.
Beto pondera que o governo precisa ter foco:
A tramitação de matérias em paralelo que podem tirar o foco da aprovação da reforma. Isso é ruim: é ruim pro governo e eu acho que é ruim inclusive pela possiblidade de não se aprovar a reforma no seu inteiro teor, pelo menos com seus projetos e reformas principais, porque pode chegar ao que se chama de reforma desidratada, que não vai trazer a economia esperada”.
Confira as análises completas de Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na íntegra, e tudo mais o que rolou no Jornal Alerta Geral desta sexta-feira (12):