A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa está em andamento até o próximo dia 31 de maio. Coordenada pelo Governo do Ceará, através da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), a iniciativa alerta para a necessidade de vacinar bovinos e bubalinos de todas as idades, o que representa cerca de 2,7 milhões animais em todo o estado.

O governador Elmano de Freitas reforçou a importância da vacinação para consolidar o Ceará como Zona Livre de Febre Aftosa sem vacinação e aumentar as possibilidades de comercialização dos produtos de origem bovina para mais países do exterior.

Além de vacinar seus rebanhos, produtores devem declarar junto à Adagri a vacinação até o dia 15 de junho. O documento pode ser preenchido no site www.adagri.ce.gov.br ou presencialmente em um dos 40 núcleos da Adagri ou nos escritórios parceiros da campanha.

No Ceará, a Adagri coordena o Plano Estratégico de Retirada da Vacinação da Febre Aftosa, elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O documento, que envolve operações e metas, tem como objetivo nortear o Estado para alcançar o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.

São parceiros da Campanha a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC/Senar), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) e Secretarias de Agricultura municipais.