A prova que dá certificação para jovens e adultos que não concluíram os estudos, o Encceja, foi adiada de 25 de abril para 29 de agosto. Com isso, os interessados terão um tempo maior para se prepararem. Encceja é a sigla para Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Com ele, é possível ter um certificado, uma espécie de “diploma” sem passar pela escola.

O exame é uma avaliação dos conhecimentos do candidato e não é como um vestibular, em que há uma classificação de aprovados. As inscrições para prestar a edição atual acabaram em janeiro passado. e o próximo edital ainda será anunciado. Ao todo, estão confirmados neste ano 1.630.046 participantes. A maioria (1.328.608) fará a prova para obter certificado do ensino médio e têm mais de 18 anos. Outros 301.438 farão provas para a proficiência do ensino fundamental e têm mais de 15 anos

No país, há pelo menos 69,5 milhões que poderiam fazer a prova. São pessoas com mais de 25 anos que não concluíram a educação básica. O número representa 51,2% desta parcela da população, de acordo com a Pnad Educação 2019, divulgada em julho do ano passado.