O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos de 2020 será realizado neste domingo, dia 29 de agosto. A prova concede certificação do ensino fundamental ou do ensino médio a pessoas que não terminaram o ensino regular em idade regular. Embora vá ser aplicado em 2021, a edição é referente a 2020. Chegou a ser marcada para 25 de abril deste ano, mas foi adiada em razão da alta de casos de Covid-19.

A expectativa é de que as provas tenham mais de 1,6 milhão de participantes. No dia da prova, o candidato deve: comparecer ao local com 1 hora de antecedência; apresentar um documento de identidade com foto; usar máscara de proteção contra a Covid-19.

Os portões serão abertos às 8h e fechado 45 minutos depois. Para chegar ao local da prova sem atraso e com segurança, é importante que o candidato confira com antecedência o endereço no cartão de confirmação no Sistema Encceja. É indicado ainda que o cartão seja impresso e levado no dia. A edição atual é direcionada a pessoas que moram no Brasil e estão em liberdade. Existem também versões da prova, em datas diferentes, para pessoas privadas de liberdade e para quem mora no exterior.

O exame será realizado em 662 cidades, nas 27 unidades da federação.

Horários

O Encceja terá provas em dois turnos. De manhã, os portões ficarão abertos das 8h às 8h45 e, de tarde, das 14h30 às 15h15. Já as provas serão aplicadas das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30.

Recomenda-se aos estudantes chegar com antecedência ao local de prova e ir diretamente para a sala de aula, para evitar aglomeração na entrada e nos corredores.

Orientações

Para fazer o exame, os inscritos devem levar documento de identificação original com foto, além de caneta de tinta preta, fabricada em material transparente. O cartão de confirmação não é obrigatório, mas deve ser levado para facilitar a localização.

Antes do início das provas, os fiscais terão que vistoriar objetos e itens de higiene dos candidatos.

Por causa da pandemia de covid-19, é obrigatório o uso de máscaras que cubram o nariz e a boca. O Inep recomenda que os estudantes levem máscaras extras para que possam trocá-las, quando necessário.