A ex-governadora Izolda Cela oficializou o seu desligamento do cargo de Secretária-executiva do Ministério da Educação para concorrer, em 2024, à Prefeitura de Sobral. O prazo final de desincompatibilização, para quem vai disputar o cargo de prefeito ou vice-prefeito, fica encerrado quatro meses antes do primeiro turno da eleição, a ser realizado no dia 6 de outubro. Ou seja, no caso de Izolda, o afastamento tem como data-limite o dia 6 de junho.

LEIA MAIS


ALIANÇA E APOIO POLÍTICO


Filiada ao PSB, Izolda entrará na disputa pela sucessão do prefeito Ivo Gomes em uma aliança com mais de 10 partidos. Uma das legendas é o PT, histórico aliado dos irmãos Ferreira Gomes. A costura para montagem do palanque tem como principais articuladores o prefeito Ivo e o senador Cid Gomes. Izolda se filiou ao PSB pelas mãos de Cid Gomes que a estimulou a entrar na corrida pela Prefeitura de Sobral.


A pré-candidatura de Izolda tem o apoio do Governador Elmano de Freitas e do Ministro Camilo Santana.
Izolda começou a trajetória no serviço público após ocupar, nos anos 90, a Secretaria de Educação do Município de Sobral durante a gestão Cid Gomes, construindo uma história de sucesso com destaque nacional na área do ensino público.


Izolda comandou a Secretaria de Educação do Estado no Governo Cid, foi vice-governadora e governadora e, no início de janeiro de 2023, assumiu o cargo de Secretaria-Executiva do Ministério da Educação a convite de Camilo Santana. Agora, volta ao berço que a projetou na vida pública e poderá construir um novo capítulo da história política da cidade de Sobral.