As conversas entre o prefeito José Sarto (PDT) e o presidente regional do PSD, Domingos Filho, avançaram para consolidar a aliança entre os dois partidos na disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2024. O PSD deve conquistar novos espaços na administração municipal e, com isso, selar apoio ao palanque de reeleição de Sarto.
O primeiro encontro entre Sarto e Domingos ocorreu na última semana de janeiro, mas o diálogo se aprofundou com telefonemas. O PSD tem atualmente duas secretarias regionais (II e V), mas Domingos Filho considera que, pelo peso político, a sigla precisa ser melhor contemplada.
Sarto reconhece a importância da aliança com o PSD e, por essa razão, estuda mudanças que permitirão ao partido de Domingos Filho ocupar uma secretaria de maior expressão. Uma das pastas na mesa de conversações é do Meio Ambiente.
Domingos e Sarto sempre mantiveram um bom diálogo desde os tempos de Assembleia Legislativa. Os dois estiveram juntos no palanque do então candidato do PDT-PSD ao Governo do Estado, Roberto Cláudio, e as articulações com vistas ao pleito de 2024 dão sequência à boa convivência política e administrativa.
A mais de um ano para escolha de candidatos e definição de alianças, as conversas de bastidores dão indicativo que a aliança PDT-PSD pode repetir a dobradinha da eleição de 2022 ao Palácio da Abolição: PDT, com a cabeça de chapa, e o PSD, com a vice.
Sarto está decidido a concorrer a um novo mandato e, nesse momento, cobra mais resultado da área de comunicação e mais sintonia dos vereadores com a agenda de obras e os eventos da Prefeitura. Uma das cobranças é no sentido dos vereadores darem o crédito das obras ao responsável pelas melhorias nas comunidades. Ou seja, sem meio termo, a citação do nome do prefeito como benfeitor da obra e dos serviços que estão mudando as condições de vida da população.