O presidente da Executiva Regional do PSD, Domingos Filho, disse, nesta quinta-feira (03), em entrevista ao Jornal Alerta Geral, que o partido já tem 23 nomes para concorrer à Câmara Federal e 47 à Assembleia Legislativa. Com esse quadro, segundo Domingos, o PSD elegerá, em 2022, cinco deputados federais e oito deputados estaduais.
Durante a conversa no Jornal Alerta Geral, Domingos afirma, ainda, que, quanto à chapa majoritária (Governo do Estado e Senado), o PSD vai entrar, também, na discussão, mas sem pressa porque as articulações para definição de candidatos a senador, a governador e vice-governador só serão finalizadas no início do mês de agosto quando se encerra o período das convenções – 20 de julho a 5 de agosto. O PSD vai brigar para entrar na chapa majoritária e indicar, se possível, o nome do candidato a vice na chapa a ser encabelada pelo PDT.
Segundo, ainda, Domingos Filho, o PSD entra na disputa à Câmara Federal com números que o garantem eleger, de forma direta, dois deputados federais – cada um, pelas estimativas dos bastidores políticos, deve somar, pelo menos, 190 mil votos. O mesmo cálculo é usado, também, para a Assembleia Legislativa. Com a previsão de um quociente eleitoral de 90 mil votos, o PSD, conforme Domingos Filho, deve eleger dois deputados ou deputadas de forma direta, garantindo, porém, com a votação a ser dada aos demais 45 candidatos, mais seis vagas no Legislativo Estadual.