As lideranças estaduais e representantes da Executiva Nacional do PT preparam a grande largada na corrida à Prefeitura de Fortaleza com a filiação, nesse domingo (17), do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Evandro Leitão.
O Ministro da Educação, Camilo Santana, articulou a entrada de Evandro para os quadros do PT. A filiação está respaldada pelo Governador Elmano de Freitas e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, na última terça-feira, ao receber Evandro em audiência, o desejou votos de boas vindas.
Evandro passa a ser o nome do PT para formação de uma aliança que incluirá o PSB, PC do B, PP, Republicanos, PSD e MDB na disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2024.
A boa articulação para montagem de um amplo palanque levou o ministro da Educação, Camilo Santana, a dizer que Evandro não é um nome só do PT, mas de todas as forças partidárias que hoje dão sustentação política ao Governo Elmano de Freitas.
Durante a Conferência Eleitoral do PT, realizada, no último final de semana, em Brasília, o presidente Lula dirigiu apelos aos dirigentes estaduais e municipais para buscarem alianças que garantam importantes vitórias nas eleições municipais.
A linha de atuação sugerida pelo presidente Lula começa a ser adotada no Ceará com a decisão do PT aceitar a filiação de Evandro Leitão. Com essa articulação, Fortaleza entra na agenda nacional de prioridade do PT com vistas às eleições de 2024.
SEM DESCUIDO COM O INTERIOR
O PT se fortalece na Capital com a chegada de Evandro Leitão e amplia, ao mesmo tempo, a estrutura no Interior do Estado. O partido recebe, nesse domingo, a filiação de oito prefeitos, sendo cinco do PDT, e passa a administrar 40 Municípios do Ceará. A meta das lideranças estaduais é a conquista, em 2024, 60 prefeituras.
PREFEITOS QUE SE FILIARÃO AO PT
- Laís Nunes — Icó
- Kennedy Aquino — Uruoca
- Aníbal Filho — Granja
- Sebastiãozinho — Chaval
- Dr. Guilherme — Barbalha
- Ítalo Brito Alencar (ex-PP) — Nova Olinda
- Professor Marcelão (ex-Pros) — São Gonçalo do Amarante
- Marcone Tavares (ex-PSD) — Aurora
(*)Prefeitos que eram filiados ao PDT