Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O PT do Ceará anunciou nesta quinta-feira, 13, a filiação de 12 Prefeitos, que fortalecem o partido no Estado. Participaram do evento, que foi transmitido pelas redes sociais, os Deputados Federais José Guimarães e José Airton Cirilo, além da bancada petista da Assembleia Legislativa, composta pelos Deputados Estaduais Acrísio Sena, Elmano de Freitas, Moisés Braz e Fernando Santana e o presidente municipal do PT Fortaleza, o vereador Guilherme Sampaio, além de outras lideranças locais e do Estado.

No discurso dos presentes, destaque para o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, líder nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República e também para o governador Camilo Santana, que não compareceu ao evento. Outra ausência foi a da Deputada Federal Luizianne Lins, que justificou dizendo ter um compromisso fora do Ceará.

O Presidente Estadual do PT, Antônio Filho, o Conin, ressaltou a liderança do governador. “Camilo é referência de gestão para nós. Com essas filiações (dos Prefeitos), vamos todos juntos, unidos, vencer o fascismo”.

José Airton destacou em seu discurso, situação atual do país e a presença do Secretário de Relações Internacionais da Executiva Nacional do PT, Romênio Pereira. “Romênio acompanha o presidente Lula em suas viagens internacionais. E hoje, vemos o país triste, com algo grave que é a volta da fome. Nós iremos lutar para que as pessoas voltem a ter 3 refeições por dia”, defendeu o parlamentar.

José Guimarães, que é vice-presidente Nacional do PT, disse que tentaram aniquilar o partido. “Prenderam o nosso líder, cassaram a Dilma. Quantas vezes fomos a Curitiba falar com Lula e ele passou as mãos na cabeça e nos deu força para prosseguir.”, relembrou.

Guimarães disse que o PT não está para brincadeira fez um pedido aos novos filiados: “que vocês (novos prefeitos) consigam implementar em suas cidades o modo PT de governar. Vamos vencer as eleições para Presidente no 1º turno. O Brasil não aguenta mais 4 anos com outro governo. É mais importante a vitória de Lula, do que a minha reeleição!”, disparou o deputado.

As novas filiações deixam o PT na vice-liderança no número de Prefeitos no Ceará, com 29. Em 2020, o partido elegeu 18 prefeitos: Afonso Tavares, em Abaiara, Dariomar, em Altaneira, Iris, em Apuiarés, Dr. Alexandre Félix, em Ararendá, Zé Aílton Brasil, no Crato, Amaro Pereira, em Ipaporanga, Felipe Pinheiro, em Itapipoca, Junior, em Mauriti, Herton, em Meruoca, Wanderley Nogueira, em Morada Nova, Jerônimo Brandão, em Morrinhos, Doutor Marcos, em Pacoti, Carlos Antonio, em Poranga, Adil Junior, em Quixelô, Toinho do Banco, em Quixeré e Branco do Angelim, em Uruburetama e Dinho Nunes, em Palhano. Esse último faleceu no dia 3 de abril de 2021, após ter contraído Covid-19.

Quem são os prefeitos filiados ao PT

Joerly Vitor, prefeito de Aratuba, Franzé Carneiro, prefeito de Ibicuitinga, João Luiz, prefeito de Campos Sales, Wilamar Palacio, prefeito de Cariús, Marcondes Jucá, prefeito de Choró, Aniziario Jorge Costa, prefeito de Jardim, Dr. Rafael, prefeito de Penaforte, Edson Veriato, de Potengi, Marcondes Ferraz, de Saboeiro, ‘Meu Deus', de Santana do Acaraú, Chico Cordeiro, de General Sampaio, e Elias do Sargento, eleito Prefeito de Jaguaruana em eleição suplementar em 2021 pelo PCdoB.

“A missão de vocês é levar o nome de Lula à ruas. Vamos com o objetivo de eleger o maior número Deputados e eleger o Senador do Ceará”, disse Ana Tereza de Carvalho, ex-prefeita de Jaguaruana e atual Secretária do Desenvolvimento Agrário do Ceará.

Camilo Santana é o nome do PT para disputar o Senado no Ceará. Romênio Pereira disse que no que depender de Camilo, “Lula será o novo presidente do Brasil”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp