O governador Elmano de Freitas e o presidente Lula abrem, neste domingo (1º de janeiro de 2023), um novo ciclo político e administrativo no Ceará e no Brasil. Elmano assumirá o primeiro mandato e dará sequência ao modelo administrativo de Camilo Santana, embora impondo o seu estilo. Lula volta, pela terceira vez, ao cargo de presidente da República.


O ciclo que pode ser denominado de ‘PT Lá, PT Cá’ gera muitas expectativas, principalmente, entre os brasileiros que apostaram na volta do presidente Lula como um caminho para construção da pacificação no País. Os quatro anos do Governo Bolsonaro foram marcados por ameaças a instituições e temor de fragilidade da democracia diante de atos de intolerância e de violência contra o estado de direito.


GOVERNO DE COALIZÃO


O terceiro mandato do presidente Lula será aberto com um Governo de coalizão e tende a ser bem diferentes das gestões anteriores – tanto do próprio Lula, quanto da sucessora Dilma Roussef. O presidente Lula sabe que os erros do passado não podem ser repetidos e que a imagem do PT desgastada com as denúncias da Operação Lava Jato precisa ser reescrita.


A história pode, sim, ser resenhada se a nova gestão imprimir ações que permitam aos brasileiros sentirem ares de mudança, sem revanchismo, sem intolerância, sem radicalismo e com medidas que criem oportunidades para menos miséria, mais empregos e vida mais digna.


O modelo de Lula será repetido por Elmano no Ceará e, pelo cenário político e administrativo, o que der certo em Brasília e, para o Brasil, dará certo, também, para os cearenses. A dobradinha Lula-Elmano, se não errar, deixará uma semente de vida longa no poder. Tanto lá, quanto cá!.