O Partido dos Trabalhadores (PT) realizará, nesta quinta-feira (21), a convenção nacional onde oficializará a candidqatura do ex-presidente Lula a um novo pleito em 2022. Contudo, o evento, que ocorrerá em São Paulo, não contará com a presença do presidenciável. Lula estará em Pernambuco, onde, nesta quarta-feira (20), participará, ao lado de seu vice0presidente,m Gerlado Alckmin (PSB) de um ato público.

Nesta semana, as legendas começam a realizar as convenções coletivas, para referendar os seus postulantes ao Palácio do Planalto. A nível estaduial, os partidos realizam os encontros para decidir quais nomes concorrerão aos vargs de governador (a), senador e deputados estaduais e federais.

O PDT realiza seu encontro nesta quarta-feira, em Brasília, para aprovar a candidatura de Ciro Gomes. Já no domingo, o PL pretende realizar um grande ato no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, para aprovar a indicação do presidente Jair Bolsonaro para disputar a reeleição. A convenção em que o MDB homologará a senadora Simone Tebet como presidenciável será feita de forma virtual na próxima segunda-feira (25).

Convenções Estaduais

No Ceará, o PT realizará a convenção estadual no sábado, a partir das 9 horas. Ainda não se sabe ao certo qual nome a sigla irá lançar ao pleito estadual. Na reunião o diretório , ocorrida na última terça0feira, os deputados federais Luizianne Lins, José Airton e José Guimarães colocaram seus nomes à disposição para cocnorrer ao cargo.
Para Senador, o ex-governador do Estado, Camilo Santana, deve lançar seu nome .

Na última segunda-feira (19), o PDT, até então aliado do PT, escolheu o ex-prefeito de Fortaleza , Roberto Claudio, para concorrer ao pleito de governador pela sigla. A situação foi vista pelo partido dos trabalhadores como um capricho e resultou num rompimento de chapa. Isso porque o PR e os outros partidos aliados (PP, , MDB, PSDB, PCdoB e PV), esperavam que o nome de Izolda Cela, atual governador do estado e então ex vice governadora de Camilo fosse escolhida.

A atitude do PDT, de escolher RV sem consultar os outros partidos, foi vista como um rompimento unilateral.