Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Com o início do período chuvoso, a rede de esgoto requer um cuidado maior. Para que o sistema de esgotamento sanitário funcione plenamente, a população precisa tomar alguns cuidados, entre eles não destinar águas pluviais (de chuvas) e nem resíduos sólidos às redes coletoras.

Somente no ano passado, foram retiradas mais de 6,5 mil toneladas de resíduos sólidos dos sistemas pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará. Durante serviços de limpeza das tubulações são encontrados sacos plásticos, garrafas pet, preservativos, tapetes, óleo, gordura, dentre outros.

Além disso, como forma de sensibilizar a população para uso correto da rede, a companhia realiza continuamente ações educativas, porta a porta, para orientar e, também, tirar dúvidas sobre as diferenças entre rede de drenagem e rede de esgoto, que, por sua vez, possuem funções distintas.

A rede coletora de esgotamento da Cagece é responsável por recolher o esgoto das residências e direcioná-lo para o tratamento correto. Já a rede de drenagem, que é de responsabilidade das prefeituras municipais, deve ser utilizada para escoamento de água de chuva.

Destinar água de chuva para rede coletora de esgoto é considerada infração passível de multa, conforme artigo 115 da resolução n° 02/2006 da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor). O valor da multa varia de R$ 190,40, para residencial social, a R$ 4.075,20, para industrial.

Para verificar se água de chuva está sendo direcionada para a rede de esgoto da companhia, basta observar. A água escoada da chuva, por exemplo, deve sair na rua. Já água do banho, pia ou descarga, deve passar pela caixa de inspeção da Cagece.

Dicas importantes

-Não levantar a tampa dos poços de visita
-Não direcionar areia para a tubulação de esgoto
-Não direcionar água de chuva no sistema de esgotamento sanitário
-Verificar se a destinação do esgoto e das águas pluviais dentro dos imóveis está sendo realizada de forma correta;
-Não jogar lixo na rua e nem rede de esgoto
-Não jogar restos de comida e óleo na pia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp